Coleção Breasaliana
Programa de Exposições Museu de Arte de Ribeirão Preto – MARP

Como uma imersão em uma expedição naturalista em um novo mundo, onde são coletadas e catalogadas novas espécimes, surge a Coleção Breasaliana.
Esta coleção nasce a partir de visitas à ilha de Breasal. Misteriosa ilha da mitologia celta, que aparece nos mapas do século XIV ao XVII, a sudoeste da Irlanda. A lenda diz que a ilha era coberta por brumas e ficaria visível em apenas um dia a cada sete anos.
Os relatos dos viajantes naturalistas e suas expedições são fascinantes e inspiraram a artista a embrenhar nesse imaginário e criar esse projeto.
Patricia se interessa por questões relacionadas ao meio-ambiente e as camadas de estranhamentos, contradições e semelhanças entre o que é real e fictício. Cria espécimes de um futuro mundo pós-humano. Híbridos entre o mundo animal, vegetal, mineral e artificial. A Coleção Breasaliana é formada por espécimes de um futuro quimérico, como se houvessem sido localizados em uma ilha lendária, que não existe, mas que por outro lado, por algumas centenas de anos, constou nos mapas antigos, como uma pós-verdade.

error: Conteúdo protegido!!